1970
Joaquim Redig, Roberto Lanari, Décio Pignatari
Marca para Lençóis e fronhas do Cotonifício Capibaribe
2004
Depoimento do desenhista industrial Aloisio Magalhães, que explica a identidade visual que criou para uma marca de lençóis.
Aloisio Magalhães, desenhista industrial, exemplifica: existem muitos produtos hoje numa loja. É possível que o comprador se deparando com essa quantidade e essa diversidade de produtos ele se sinta em dificuldade na escolha. É possível também que a natureza do produto em si, e a sua apresentação, influa a escolha, a opção por um determinado produto. Nós fomos procurados por uma fábrica de lençóis Capibaribe o problema era desenhar um sistema de embalagem que pudesse ajudar a identificar os três produtos que a fábrica oferece ao consumidor. O próprio nome Capibaribe nos serviu como ponto de apoio para esta classificação. Assim, Capi ficou sendo o nome do produto mais popular. Capiba do produto médio, e Capibaribe do produto de melhor qualidade. O mesmo princípio aplica-se a toda a imagem da empresa, identificando e criando o que se constitui verdadeiramente uma imagem empresarial. A exemplo, podemos ver o que seria a cartela de amostra dos produtos feitos pela fábrica, ou ainda exemplos como as embalagens de transporte, ou certos elementos de ordem mais publicitária ou brinde. Todos eles carregando o mesmo tipo de identificação, a mesma forma de prestigiar, de identificar e de tornar clara a identificação do produto.
Aloisio Magalhães, industrial designer, explains: there are many products in the stores today. It’s possible that the consumer finds it difficult to choose, when faced with such a large diversity of products. It’s also possible that the nature of the product itself, its appearance, have an influence in the choice. We’ve been contacted by the linen company Capibaribe our challenge was to design a packaging system that would help consumers to identify their 3 lines of products. The brand name Capibaribe itself was used to do this classification. So, Capi became the brand name for the cheapest product. Capiba was used for the middle-range product, and Capibaribe for the top-range product. The same principle is applied to the entire image of the company, identifying and creating what truly shapes a corporate image. As an example, you can take a look at this brochure, at some examples of the packaging, or at some publicity trinkets or giveaways. All of them show the same kind of identification, the same way of emphasizing, of making the identification of the product clear.
Aloisio Magalhães, diseñador industrial, dice: hoy existen muchos productos en las tiendas. Es posible que el comprador, viéndose ante esa cantidad y diversidad de productos se sienta en dificultad en el momento de escoger. También es posible que la naturaleza del producto en sí y su presentación, influya al escoger un determinado producto. Fuimos consultados por la fábrica de sábanas Capibaribe. El problema era diseñar un sistema de embalajes que ayudase a identificar los tres productos que ofrece al consumidor. El propio nombre Capibaribe sirvió para esa identificación. Así: Capi quedó siendo el nombre del producto más popular; Capiba, el del producto medio, y Capibaribe el del producto de mejor calidad. El mismo principio se aplicó a toda la imagen de la empresa, identificando lo que constituye realmente una imagen empresarial. Podemos ver o que será la muestra de los productos de la fábrica. O aún ejemplos con los embalajes para transporte o ciertos elementos de tipo más publicitario, como obsequios. Todos ellos levando el mismo tipo de identificación, la misma forma de realzar, identificar y tornar clara la identificación del producto.
Beleza e Poder: os documentários de Joaquim Pedro de Andrade[videolog 462454]