Henrik Ibsen
Escola Técnica do Recife 5/5/1948
Hermilo Borba Fº – TEP
Cenografia e figurino de Aloisio Magalhães
1953
IU Libraries 2010
Arquivos
Diretoria de Documentação e Cultura
Teatro do Estudante de Pernambuco
- p. 482
5 de maio — Estréia de A casa de Rosmer, de Ibsen, que tem grande repercussão para o lado da crítica. Sob a direção de Hermilo Borba Filho, os cenários e figurinos foram realizados por Aloisio Magalhães e os efeitos de luz planejados por Salustiano Gomes Lins.
O elenco se constituiu dos seguintes estudantes-atores: Alaide Portugal, Ana Ganen, Joel Pontes, Genivaldo Vanderlei, Epitácio Gadelha e Milton Persivo.
Os espetáculos foram assim programados:
5 de maio — Estréia na Escola Técnica do Derbi.
8 de maio — Espetáculo no mesmo local.
9 de maio — 3° espetáculo no mesmo local, com a presença do Governador do Estado, Barbosa Lima Sobrinho.
- p. 483
O projeto da barraca — construída e doada ao T.E.P. pela Base Naval do Recife — foi do arquiteto e pintor Hélio Feijó. Cenários e figurinos de Aloisio Magalhães, luz de Salustiano Gomes Lins, bonecos de Cheiroso.
O lançamento da barraca do Teatro do Estudante de Pernambuco foi um dos fatos mais revolucionários, artisticamente falando, já acontecidos no Recife e teve uma repercussão nacional. O mesmo espetáculo foi repetido durante doze vezes, nos núcleos do SESI, centros industriais e praça pública, tendo sido realizado, também, uma excursão à cidade de Catende, acrescentando-se ao programa A casa de Rosmer, de Ibsen.