Invenções de Um Signo

Rosza W. vel Zoladz

1979

Filme etnográfico, Super-8, cor, 26mm, realizado na cidade do Rio de Janeiro, apoio SOBREART

1992

Transformado em vídeo pelo cineasta João Emmanuel Carneiro

1994

1997

2005

Os Caminhos de Um Signo e o Comércio do Desejo

Chamou a minha atenção, para descrever e analisar o Signo do 4º Centenário da cidade do Rio

O ensaio examina a boa e bela forma criada pelo designer Aloisio Magalhães (1927-82), como registro gráfico-plástico referenciado à celebração do aniversário da nossa cidade (RJ). O fenômeno urbano é estudado na perspectiva da Escola Francesa de Sociologia e se detém num único desenho infantil, que serve de base empírica para as considerações analíticas efetuadas. Aplicada nesse único caso, a Etnografia da Imagem, como um procedimento reflexivo, revela a sua eficácia na análise das questões antropológicas ali imbricadas. Traz contribuições para o reconhecimento do ludismo, fantasia como traços peculiares à cultura brasileira. Isso mostra que a população carioca encontrou na oferenda do designer um brinquedo e pôde brincar com as formas que elaborava.

The essay examines the good and beautiful form created by the designer Aloisio Magalhães (1927-1982), as a graphical and plastical record as a reference to the celebration of our city’s (Rio de Janeiro) foundation. The urban phenomenon is studied in the perspective of the French School of Sociology and is fixed on a single child’s drawing, which is used as the empirical base for the analytical considerations formulated. Applied to this case, the Ethnography of Image, as a reflexive process, reveals us its efficacy in the analysis of anthropological questions overlapped in it it brings contribuition to the recognizing of playing, fancy as particular features of brazilian culture. This shows that the “carioca” found in the designer’s offerings a toy and could play with forms that elaborates.

ISBN 9788575771570