O Ensino das Artes Visuais em PE

1959

UCLA Library 2009

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – INEP

  • p. 63

CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO 

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco, que tem à frente o Prof. Gilberto Freyre, realiza cursos e pesquisas visando a um melhor conhecimento do meio físico e social do nordeste brasileiro e sua consequente influência na solução dos problemas de educação.

1) Nova sede do CRPE de Pernambuco  — Fato de relevo na vida do Centro Regional do Recife, por propiciar melhores condições de trabalho aos que ali exercem atividade, foi a sua transferência para nova sede. Está agora o Centro definitivamente localizado na Vila Anunciada, antiga residência do industrial Delmiro Gouveia.

2) Cursos — O Centro Regional de Pernambuco levou à prática, em 1958, curso sobre “Problemas de Política e Administração Escolar do Nordeste Brasileiro”, subordinado ao tema “Educação e Região”. Trata-se de análise dos problemas de administração escolar e política educacional do Nordeste e, ainda, de uma introdução à história do ensino no Nordeste nos últimos 25 anos, através de depoimentos de Secretários e Diretores da Instrução nos vários Estados nordestinos, com o concurso de estudiosos em geral. 101 cursistas nele se increveram. Inaugurou os trabalhos, no dia 17 de abril, o prof. Gilberto Freyre, diretor do CRPE de Pernambuco, que traçou as diretrizes do curso ao falar sobre o tema “Educação, Região e Experiência” e apresentou o primeiro conferencista, o prof. Aníbal Fernandes antigo Secretário da Justiça e Instrução Primária do Estado. O segundo conferencista foi o prof. Gilberto Osório de Andrade, ex-secretário de Educação e Cultura do Estado e professor da Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife, que falou sobre “Alguns Problemas Administrativos do Ensino Público em Pernambuco”. Realizou …

  • p. 64

… sua experiência nesse terreno e analisando o resultado de medidas adotadas na sua gestão. “O Ensino Confessional em Pernambuco” foi o tema da conferência seguinte, em que teve prosseguimento o curso sobre “Problemas de Política e Administração Escolar do Nordeste Brasileiro”. Realizou-a o prof. Paulo Rosas, tendo como debatedores os professores Florêncio Rodrigues, Vanda Fonseca, Maria José Baltar e Paulo Maciel. Dois ex-titulares da pasta da Educação de Estados nordestinos, o professor José Rafael de Meneses, da Paraíba, e Cônego Hélio de Sousa, de Alagoas, falaram respectivamente sobre “Educação e Política, suas relações no meio nordestino” e “Reflexões Humanísticas sobre o ensino oficial no Nordeste”, debatidos, como se tornou usual nas conferências da série, por vários dos educadores presentes. Realizaram-se, ainda no curso em apreço, idealizado e dirigido pelo Prof. Gilberto Freyre e que obteve comentários favoráveis da imprensa pernambucana, as seguintes conferências: “Região, Educação e Arte Tradicional”, pelo prof. Airton Costa Carvalho, Diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; “O cooperativismo em face dos fatores regionais e educacionais”, pela Profª Nair de Andrade, Diretora do Serviço de Assistência às Cooperativas do Estado de Pernambuco …

Ib Gatto Falcão, ex-secretário de Educação de Alagoas; “Os Museus, sua relação com o ensino regional”, pelo Prof. José Maria de Albuquerque, diretor do Museu do Estado de Pernambuco;

“O ensino das artes visuais em Pernambuco”,

pelo pintor Aloisio Magalhães; e “Saúde, Região e Educação”, pelo deputado Orlando Parahym, ex-secretário de Saúde do Estado de Pernambuco.

1958

Educação e ciências sociais

  • p. 159

Noticiário do CBPE

CURSO SOBRE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO NORDESTE
BRASILEIRO

Em prosseguimento ao Curso, promovido pelo CRPE (Centro Regional de Pesquisas Educacionais) do Recife, foram realizadas as seguintes conferências: “O ensino confessional em Pernambuco”, pelo professor Paulo Rosas, sendo interrogado pelos professores Florêncio Rodrigues, Vanda Fonseca, Maria José Baltar e Paulo Maciel. Em substituição à conferência “O fator econômico na educação rural” do Senador Abelardo Jurema, que por motivos justificados não pôde comparecer à sessão, foi programado um debate entre os professores Paulo Maciel, Valmireh Chacon. o técnico de educação Moreira de Sousa, o engenheiro Lauro Borba e o ex-secretário de educação de Pernambuco, Aderbal Jurema, versando sobre o mesmo assunto, o qual obteve completo êxito, dado o interêsse das considerações que foram propostas pelos participantes, em tômo das observações iniciais do professor Paulo Maciel, a quem coube apresentar o tema.

 “Minha experiência na administração do ensino público em …

  • p. 177

CURSOS DO CRPE

No setor de cursos o Centro Regional do Recife, realizou, em abril, um curso sobre “Problemas de Política e Administração Escolar do Nordeste Brasileiro”, subordinado ao tema geral › Educação e Região. Este curso … 
Começando com o Estado de Pernambuco, o curso será dado em cêrca de 20 conferências, cada uma a cargo de um …

1958

UCLA Library 2009

CAPES

  • p. 10

Política e Administração Escolar Um curso em tórno dos problemas de política e administração escolar do Nordeste foi …
Constará o curso de 20 conferências, seguidas de debates, a cargo de pessoas que estiveram ou estão no comando da …

de que participarão diretores e ex-diretores e Secretários e ex-Se- cretários de Educação dos vários Estados da região nos

Anúncios