Gaspar Saldanha: desenhos e cores nossos para fazer sucesso aqui e no exterior

1982

UT Libraries 2008

Isto É – Artes

  • p. 6

Design têxtil à brasileira

DESIGN TÊXTIL

De Gaspar Saldanha. Escola Superior de Desenho Industrial. Rio

Há um pouco de tudo: peças de tecido com motivos tropicais, produtos acabados, camisetas do Banco Nacional, uniformes da TV Globo, shorts Adidas e camisas de futebol. A exposição de Gaspar Saldanha é uma mostra do que pode vir a ser, ou já é, um estilo brasileiro de design têxtil. “Aos poucos”, diz ele, “as pessoas estão absorvendo os padrões brasileiros. Reproduzem-se menos as tendências do verão europeu”. Boas falas. A história do design brasileiro – e não só têxtil – tem sido a de uma permanente cópia. Até hoje, muitos empresários ainda vão à Europa copiar lançamentos. Copiou-se a roupa com que se cobriu a primeira índia até a que vestiu a última Miss Brasil. Copiou-se inclusive a nossa primeira Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), que, como se sabe, é um transplante da similar alemã da cidade de Ulm. Mas a geração de “esdianos”, que gira em torno de 30 anos, procura, afinal … 

Gaspar Saldanha pertence a essa geração. Começou fazendo artesanato de couro e metal, cursou dois anos de belas-artes, entrou para a ESDI, engoliu seus ensinamentos, mas também o som de Milton Nascimento, as imagens de Glauber Rocha ou do Joaquim Pedro de Macunaíma, as influências de sua tia Ione Saldanha, a pintora, de seu tio João, o comentarista, e comoveu-se com a morte de Elis, tanto quanto com a de Aloisio Magalhães:

“Os dois eram para mim maravilhosos pontos de referência”.

Resultado: um pouco disso tudo está nos desenhos dos tecidos de Gaspar, nas cores dos seus panos.

Talvez por isso é que tenham feito tanto sucesso em Copenhague, os que participaram em 1980 de uma exposição de arte. Talvez por isso também a Unicef tenha escolhido Árvores com Frutas de Gaspar para ilustrar os cartões de Natal, da mesma maneira que Pierre Cardin escolheu o padrão tropical Ave Paraíso para colocar nos estofados que sua grife vai lançar em breve no mercado brasileiro.

Brazuca

Anúncios