AM

Aloisio Magalhães nasce no Recife, em 5 de novembro de 1927. Durante sua infância frequentemente vai à Olinda.

Nos anos 40 desenha e suas ilustrações são aproveitadas em livros e na Revista Estudantes. Ingressa na Faculdade de Direito do Recife e integra o Teatro do Estudante de Pernambuco, para o qual contribui com cenários e figurinos e funda as Edições TEP. Divide ateliê com Reynaldo Fonseca e suas pinturas se caracterizam pela horizontalidade.

Com bolsa de estudos viaja para Paris para aprender museologia na Escola do Louvre e gravura e texturas no Atelier 17, do inglês Stanley William Hayter. De volta, Aloisio forma em companhia de artistas O Gráfico Amador, gráfica cujo foco era a arte do livro. Viaja para a Filadélfia e trabalha com Eugene Feldman na The Falcon Press, onde se inteira com offset e padronagens. Realiza livros em conjunto com Gene que se caracterizam por experimentações, cujo teor artístico e inovador é divulgado em vários países. Como professor visitante ensina no Philadelphia Museum School of Art. Neste período expõe em mostras nacionais e internacionais. Realiza cenários para o Teatro de Amadores de Pernambuco. Leciona cenografia no curso de Artes Dramáticas, da faculdade de Belas Artes da Universidade do Recife.

No ano em que ocorre a mudança geográfica da capital federal, Aloisio transfere-se para a Guanabara, onde estabelece seu primeiro escritório de design, MNP, em sociedade com Noronha e Pontual, desde aí passa a atender clientes do sistema financeiro.

Anúncios