Carlota

Miguel Mihura

Teatro da Praça – Rio 1961

Geraldo Queirós

23/4/1961

BN

Correio da Manhã

Ano LX, Ed. 20.883

4º caderno

Cartazes

Teatro

Considerada de humor negro, é uma comédia policial inglesa escrita por um espanhol contmporâneo. A direção de Geraldo Queiroz e a cenografia de Aloisio Magalhães defendem com categoria o texto discutível de Mihura. Teresa Rachel, Suzana Negri, Carlos Murtinho, Fábio Sabag e outros são cúmplices dos misteriosos envenenementos da trepidante Carlota. Direção de Geraldo Queiroz. Tradução de Agostinho Olavo. Cenografia de Aloisio Magalhães. Figurinos de Kalma Murtinho.

1994

Bastidores

  • p. 146

Com a peça Carlota (1961), de Miguel Mihura, no Teatro da Praça, direção de Geraldo Queiroz, cenário de Aloisio Magalhães e figurinos de Kalma Murtinho, tendo no elenco Emílio de Matos, Susana Negri, Fábio Sabag, Cirine Tostes, Tereza Raquel — que fazia o papel-título — Carmem Sílvia Murgel e Renato Coutinho. Nessa peça, o Enio Gonçalves, um ator até bem interessante que vive hoje em São Paulo, perdeu o papel porque não
conseguia de jeito algum dar uma risada franca, alegre e gostosa. O nosso diretor fez de tudo, mas o coitado do Enio não esboçou sequer um começo de sorriso. Comentou-se muito que a Elizabeth Savalla, no começo de sua carreira, teve de sair de uma produção do Jorge Ayer porque não conseguia ser engraçada! Talvez haja realmente pessoas que não sabem fazer comédia, porque têm certas inibições que bloqueiam suas atitudes.

  • p. 195

Fizemos Carlota (Miguel Mihura), que não foi bem, e eu tinha provado ao grupo e ao Geraldo Queiroz, de quem partiu a ideia de fazer esse texto, que a peça não podia acontecer. Por isso e outras coisas, houve um desgaste no nosso relacionamento. Houve discussões, rachas, votação, e assumi a presidência do Teatro da Praça pelo voto direto. (RI.) O Geraldo Queiroz ficou aborrecido e se afastou da gente. O elenco de Carlota era de 12 atores, não sei se vou me lembrar de todos: eu, que fazia o papel de marido da Tereza Raquel, Fábio Sabag, Emílio de Mattos, Suzana Négri, Carmem Sílvia Murgel, Renato Coutinho, Cirene Tostes.

Anúncios