Encontro

Luiz do Nascimento

1997

UT Libraries 2008

História da imprensa de Pernambuco, 1821-1954

Vol. 10

  • p. 530

Abelardo da Hora, Aldomar Conrado, Carlos Pena Filho, Edilberto Coutinho,
Félix de Ataide, Ivan Carneiro, padre Públio Calado e Reinaldo Fonseca.

Abriu o texto com um “Manifesto de Apresentação”, firmado pelos nomes acima e por Aloisio Magalhães, Ariano Suassuna, Carlos Moreira, Cezário de Melo, Clóvis Melo, Djaci Magalhães, Fernando Pessoa Ferreira, José de Souza Alencar, Jefferson Ferreira Lima, José de Souza Leão e Romualdo Marques Costa. Após definir a razão do título do magazine, dizia:

“Encontro não pretenderá ser uma solução nem farol de rumo decisivo. Encontro será o resultado de honesta cooperação de intelectuais de todos os ramos – do poeta, do médico, do professor, do sacerdote, do contista, do escultor, do ensaísta, do pintor – de todas as correntes e de todas as origens de todos os grupos e todos os partidos, de todas as crenças e todas as escolas, de todos os credos, filosofias e estéticas, demonstrando nesta própria diversidade como é possível um trabalho comum, acima de rivalidade e exclusivismo, de egoísmos e competições”.

O sumário constou de produções em prosa e verso, inclusive de João Cabral de Melo Neto, Evaldo Cabral de Melo, Geraldo Markan e Claudomira Costa Lima; entrevista com o cineasta Alberto Cavalcanti; vasto noticiário literário e raros anúncios.

Anúncios