Américas

Aloisio Magalhães

1958

UT Libraries 2008

vol. 10

 

  • p. 41

Doorway to Portuguese, by Aloisio Magalhães and Eugene Feldman. Philadelphia, The Falcon Press (distributed by George Wittenborn, Inc., New York), 1957.

Este volume é outra aventura: uma experiência em litografia que abre interessantes perspectivas ao aro dos livros sobre arte. Trata-se, aliás, de gravuras sugestivas sem continuidade, encadernadas. Acompanham-nas algumas frases em português, usadas às vezes como “caligramas” e sempre articuladas com os ritmos da composição. Nessa tarefa colaboraram Aloisio Magalhães, pintor gravador brasileiro, e Eugene Feldman, pintor, linotipista e impressor norte-americano, dono da tipografia Falcon Press. Primeira vista, as gravuras parecem não-objetivas, mas logo vamos encontrando pontos de contato com a realidade, principalmente com a ajuda das frases ou palavras portuguesas. O mais interessante do trabalho, porém, são os recursos que surgem à fotolitografia.

Cada página ou, melhor, cada letra representa uma aventura com os meios de que propõe essa técnica. Na folha de rosto vê-se parte de uma fotografia do Ministério da Educação do Brasil, consideravelmente ampliada, em contrastes absolutos de branco e preto, sem qualquer sombreado.

A página “E: esperança, estrela d’alva” é a simples impressão de um rolo de imprensa cujo rastro sugere uma constelação.

A página “O”, uma das mais representativas, é uma vista panorâmica de Olinda, desenhada por Magalhães no próprio filme transparente, com tinta opaca e tinta de imprensa. 

Há também outras ampliações de fragmentos habilmente escolhidos: um desenho, uma fotografia, uma xilogravura, uma figura recortada em papel. 

Na página “P: Pássaro de Pedra”, utilizou-se papel de alumínio amassado e, na capa, uma cópia por contato de uma folha de palmeira colocada diretamente sobre a chapa. Luxuosamente apresentado em capas e caixa coloridas, o volume é um notável exemplo de imaginação e habilidade, tanto na ideia como na execução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s