Ana Luisa Escorel

1999

O Efeito Multiplicador do Design – ISBN 9788573591088

O Efeito Multiplicador do Design

  • p. 20

Prisma da Visão

Aloisio Magalhães o melhor e mais interessante designer gráfico brasileiro de sua geração, foi exemplar nesse aspecto da valorização dos traços distintivos da cultura de nosso país.

  • p. 107

Glória aos mãos sujas

  • p. 112

Homenagem a Aloisio:

Magalhães foi das personalidades mais talentosas e envolventes que circularam pelo Brasil entre as décadas de 60 e 80. Bonito, encantador, hábil e inteligente, tinha o dom de juntar em torno de si pessoas apaixonadas pelas causas que propunha, exercendo sobre elas doce liderança. Como era um homem de interesses variados e muitas aptidões, essas causas variavam do empenho em usar de forma inesperada e original tecnologias já conhecidas à proposta de conferir um matiz nacional para nosso design, passando pela coleta de formas de expressão popular que pudessem contribuir para estabelecer a base de um pensamento e de uma prática de projeto genuinamente brasileiros.

Os símbolos que projetou atestam o rigor a que submetia sua forma lapidando-a até o limite do equilíbrio.

  • p. 114

4º Centenário

O sucesso do símbolo foi tal que Aloisio, numa tentativa de compreender o fenômeno, acabou descobrindo que havia, sem se dar conta, trabalhado com uma poderosa mandala.

Com o símbolo da Light, Aloisio chegou, provavelmente,  a uma das formulações mais elegantes e sintéticas criadas pelo design gráfico neste século, na área da identidade visual. Tanto é que passado tanto tempo, o símbolo permanece em uso, forte e adequado a seus propósitos. Para os cariocas, o ideograma da Light se mantém como um dos ícones da cidade.

O Homem do Pau Brasil