1999
O Efeito Multiplicador do Design
- p. 20
Prisma da Visão
Aloisio Magalhães o melhor e mais interessante designer gráfico brasileiro de sua geração, foi exemplar nesse aspecto da valorização dos traços distintivos da cultura de nosso país.
- p. 107
Glória aos mãos sujas
- p. 112
Homenagem a Aloisio:
Magalhães foi das personalidades mais talentosas e envolventes que circularam pelo Brasil entre as décadas de 60 e 80. Bonito, encantador, hábil e inteligente, tinha o dom de juntar em torno de si pessoas apaixonadas pelas causas que propunha, exercendo sobre elas doce liderança. Como era um homem de interesses variados e muitas aptidões, essas causas variavam do empenho em usar de forma inesperada e original tecnologias já conhecidas à proposta de conferir um matiz nacional para nosso design, passando pela coleta de formas de expressão popular que pudessem contribuir para estabelecer a base de um pensamento e de uma prática de projeto genuinamente brasileiros.
Os símbolos que projetou atestam o rigor a que submetia sua forma lapidando-a até o limite do equilíbrio.
- p. 114
4º Centenário
O sucesso do símbolo foi tal que Aloisio, numa tentativa de compreender o fenômeno, acabou descobrindo que havia, sem se dar conta, trabalhado com uma poderosa mandala.
Com o símbolo da Light, Aloisio chegou, provavelmente, a uma das formulações mais elegantes e sintéticas criadas pelo design gráfico neste século, na área da identidade visual. Tanto é que passado tanto tempo, o símbolo permanece em uso, forte e adequado a seus propósitos. Para os cariocas, o ideograma da Light se mantém como um dos ícones da cidade.