IV Centenário

RioIVCentenario-7Rio 1964

A ideia baseia-se num símbolo, que, por ser uma convenção, não precisa conter um significado óbvio, mas, a partir de um sinal claro e legível, estará potencialmente apto a impregnar-se através do uso e da significação.

Numa coletividade viva e rica de imaginação como a nossa, um sinal simples e de fácil aplicação tem extraordinária diversidade de usos. Para que um símbolo possa expressar-se segundo as várias conveniências de uso, a solução prevê tres formas básicas de representação: o traço linear, as cores da bandeira e o objeto tridimensional.

O povo aceitou e usou amplamente o símbolo, enriquecendo a sua estrutura inicial. A ideia foi capaz de suportar transformações e modificações sem perda de seu reconhecimento imediato: como as letras suportam qualquer grafismo; como o som se acomoda a diferentes vozes; como as palavras são ditas em diferentes sotaques; como as cores permitem diversos tons.

4º Centenário

Símbolo

a solução baseia-se num princípio de diversificação — uma ideia central e suas representações fundamentais: linha, plano, espaço.

slide 14, Livro de Marcel Gautherot

No filme Guerra Conjugal, aparece na decoração de ambiente o símbolo, como uso popular.

Anúncios